Matrícula Ribeirão Preto (SP) 2020: Como Funciona? Veja Aqui!

O sistema de ensino nos estado de São Paulo tem se modernizado bastante. Agora, é possível fazer a matrícula dos filhos na rede pública pela internet ou pelo celular. O que antes era um processo extremamente burocrático e cansativo, agora pode ser feito de maneira rápida e fácil.

Quem mora em Ribeirão Preto pode utilizar esse sistema para efetuar a matrícula dos filhos nas creches e colégios públicos para o ano de 2020. Quer saber quais são os procedimentos e documentos necessários? Então continue a leitura do texto.

Matrícula Escolar RIbeirão Preto

Matrículas na rede Particular

As instituições de ensino privadas, tanto de ensino fundamental e médio quanto de ensino superior, costumam ter seus próprios métodos de matrícula e acesso. Portanto, caso você queira matricular seu filho em uma instituição de ensino privada, deve escolher aquela de sua preferência e buscar informações diretamente na instituição, ou através dos canais de atendimento disponibilizados.

Matrículas na Rede Pública

Você já pode fazer sua matrícula para o ano letivo de 2020 em Ribeirão Preto. Para alunos que já estudam na rede pública, a matrícula foi encerrada em 23 de setembro. Para quem ainda não está matriculado na rede pública, ou vem de outros estados, as matrículas vão até o próximo dia 31 de outubro. Para fazer a matrícula, basta se dirigir até a escola escolhida portando comprovante de endereço, RG ou certidão de nascimento do estudante. A divulgação das listas de matriculados será feita a partir do dia 10 de dezembro, nas próprias unidades escolares, com a indicação nominal da escola onde foi concedida a vaga.

Você pode ter mais informações através do telefone 0800 77 00012, ou através do site http://atendimento.educação.sp.gov.br. Fiquem atentos aos prazos, pois essa é a última oportunidade de matrícula.

Quem já era aluno da rede pública tem opção de fazer a matrícula pelo aplicativo Minha Escola SP (pode ser baixado gratuitamente na Play Store, pelo sistema Android ou Apple Store, no IOS) ou pela Secretaria Escolar Digital, através do site da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo  (sed.educacao.sp.gov.br).

O aplicativo, gratuito, permite consultar o histórico de matrícula, a grade com o horário das aulas, acesso aos boletins com notas, consultar a frequência, e até uma versão digital da carteirinha estudantil, com foto, nome, série e unidade do aluno. Para isso, é preciso fazer o login preenchendo os campos com os números do R.A. – registro do aluno – e a senha, a mesma que já utiliza na Secretaria Escolar Digital (SED). Quem ainda não fez a matrícula precisa fazê-la primeiro, para então ter o seu número de R.A.

Matrículas na Creche

As inscrições para vagas na creches de Ribeirão Preto para o ano de 2020, infelizmente, foram encerradas no dia 30 de agosto. A inscrição era feita das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h, em qualquer escola da rede municipal, bem como no posto de atendimento no Poupatempo, de segunda a sexta-feira das 9h às 19h e aos sábados das 9h às 15h.

Os pais ou responsáveis precisam apresentar, no ato da inscrição, a certidão de nascimento da criança e o comprovante de residência em nome dos pais ou responsáveis legais O resultado para quem conseguiu fazer a inscrição a tempo será divulgado no dia 16 de outubro. Existe uma fila de espera muito longa por uma vaga nas creches públicas de todo o estado. É um problema que o governo estadual e a Secretaria de Educação precisam resolver com urgência.

Matrículas de Ensino Superior

As instituições de ensino superior funcionam de acordo com requisitos próprios. As universidades públicas costumam utilizam vestibular ou ENEM  como forma de ingresso para os estudantes, enquanto as privadas, geralmente, têm vestibulares específicos. Por isso, uma vez que você tenha escolhido o curso e a instituição desejada, procure por mais informações a respeito das datas, documentação e procedimentos de inscrição e matrícula para 2020 através dos canais de atendimento disponibilizados.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content