Matrícula São Bernardo do Campo 2020: Como Funciona? Veja Aqui!

Os pais de jovens e crianças que estudam em escolas públicas ou privadas em São Bernardo do Campo precisam ficar atentos no calendário de matriculas em 2020. As datas podem se diferenciar de acordo com a instituição, por isso, se manter informado é a única forma de não perder o prazo.

Portanto, se você é aluno ou responsável por alguma criança ou jovem,  acompanhe as informações abaixo!

Matricula São Bernardo do Campo 2020 – Como funciona?

Assim como qualquer outra cidade, São Bernardo do Campo tem escolas da rede pública, particular e creches. Para cada uma delas, as datas para fazer matricula são diferentes.

Matrícula Escolar São Bernardo do Campo

Creches e ensino infantil e fundamental nas unidades públicas

A Secretaria da Educação da Rede Municipal de ensino já divulgou uma nota sobre a matricula voltada ao ensino infantil, fundamental e creches. O calendário ficou da seguinte forma:

 

  • Educação infantil – A matricula 2020 deve ser realizada no mês de Agosto, as datas serão divulgadas pelas próprias unidades de ensino, por isso, é fundamental ficar atento.
  • Ensino fundamental – Geralmente as matriculas ocorrem no mês de Novembro.
  • Creches – Para novos alunos, as matrículas ocorrem sempre em Setembro;

Lembrando que as matriculas 2020 devem ser feitas para os alunos que vão estudar no ano de 2021.

As datas exatas devem ser confirmadas na instituição de ensino sempre um ano antes do letivo, pois pode haver mudanças.

Ensino Particular

Nesse caso, cada instituição de ensino tem suas regras em específico. É ideal consultar a unidade do seu interesse à partir do segundo semestre, onde já começam a maioria das matriculas para o ano letivo seguinte.

Quais os pré requisitos?

De acordo com a tabela divulgada pela Secretaria da Educação, as idades para ingressar na ” Educação infantil” são as seguintes:

  • Crianças de 6 meses – Berçário
  • Depois de 6 meses, elas são divididas por data de nascimento e acomodadas em séries que vão do infantil I ao infantil V.

Para o ensino fundamental também as crianças são organizadas por faixa etárias para ingressar no 1º ao 5º ano. Vale lembrar que o primeiro ano só pode ser iniciado à partir dos 7 anos de idade.

Documentação

Tanto para realizar uma nova matricula como para fazer a renovação, é necessário que os pais comparecem a unidade escolar munido com originais e cópias dos seguintes documentos:

Educação infantil e creche:

  • RG ou certidão de nascimento do aluno;
  • Documento dos responsáveis legais;
  • Comprovante de residência de São Bernardo do Campo. Precisa ser expedido a somente 3 meses, portanto, documentos antigos não tem validade. Pode ser o carne de IPTU, contrato de aluguel, luz, água, telefone e outros.
  • Carteira de vacinação da criança atualizada;
  • Cartão do SUS;
  • Foto 3×4 da criança;

Ensino fundamental:

  • RG ou certidão de nascimento;
  • Documentos dos pais ou responsáveis legais;
  • Comprovante de residência do município;
  • Declaração de escolaridade ou histórico escolar original;
Atenção: Para unidades escolares públicas que oferecem período integral, como os berçários e creches, os pais devem apresentar comprovante que trabalham. Esse documento deve ser emitido pelo empregador.

Para a rede privada de ensino, é necessário consultar cada instituição para saber os documentos que devem ser apresentados.

Os pais que tiverem interesse em transferir seus filhos de escola na rede municipal e creches parceiras, devem fazer a inscrição no mês de Novembro em qualquer unidade escolar, é preciso ficar atento na data correta.

Vale lembrar que a transferência é concedida em caso de alterações de endereço, diante de uma distância igual ou superior de 1500 m da moradia e outros motivos.

Depois de realizar a solicitação, é necessário aguardar a abertura de um vaga, isso pode demorar um pouco, enquanto isso, é recomendado que a criança continue estudando na unidade escolar que já estava matriculada.

Para não perder a data da matricula em São Bernardo do Campo 2020, não deixe de averiguar nas instituições de ensino mais informações à partir do segundo semestre. As aulas começam à partir de Fevereiro de 2021, conforme calendário escolar.

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content