Matrícula UFAL 2020 (Universidade Federal de Alagoas) – Passo a Passo e Documentos

Entrar para a universidade é o sonho de muitos jovens e gera uma grande ansiedade. Todo o processo exige bastante dedicação e atenção. Além de estudar muito, é necessário estar atento aos prazos, documentos e matrículas.

Se você se candidatou ou deseja se candidatar ao processo seletivo da Universidade Federal de Alagoas é importante estar atento ao processo de matrícula. Confira abaixo como deve ser a matrícula UFAL 2020 e documentos necessários.

Como funciona a matrícula UFAL 2020?

Para realizar a matrícula na UFAL, em 2020, o candidato a vaga deve passar pelo processo seletivo. A UFAL considera a nota do Enem como um critério para ingresso na universidade. Por isso, os alunos devem ficar atentos ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e ao Enem. Em 2019, a prova do Enem ocorreu nos dias 3 e 10 de novembro.

A nota e abertura do processo seletivo Sisu só será aberto em 2020. Para participar, é obrigatório que o aluno tenha participado da prova Enem e que não tenha zerado a redação.

O Sisu possui vagas de ampla concorrência, vagas para cotas raciais, pessoas que estudaram no ensino público e de baixa renda.

Universidade federal de alagoas

Passo a passo

Para fazer a inscrição no Sisu, o candidato deve ficar atento para a semana em que o sistema está aberto. No site, deve colocar as suas duas opções de curso e selecionar a universidade; Nesse caso, a UFAL.

  1. Acesse o site do Sisu http://sisu.mec.gov.br/;
  2. Coloque o número da inscrição do Enem e senha;
  3. Na tela de inscrição, há a opção de escolha de dois cursos;
  4. Verifique na opção de curso a descrição da vaga;
  5. É possível pesquisar o curso pelo nome da vaga, instituição ou município;
  6. Após escolher os dois cursos, basta finalizar a inscrição e esperar o resultado.

Nesse sistema, é possível acompanhar as notas de corte dos cursos e sua classificação parcial. É uma forma de verificar suas chances de entrar para o curso.

Se aprovado pelo Sisu, o aluno que deseja se matricular na UFAL em 2020 deve ficar atento para levar toda a documentação necessária até a universidade.

Quais os documentos necessários?

UFALNa ampla concorrência, o candidato aprovado na UFAL em 2020 deve estar atento aos documentos necessários. Antes de levá-los até o Departamento de Registro e Controle ou COPEVE, o aluno deve acessar o site www.copeve.ufal.br, inserir o CPF e imprimir a etiqueta e o Protocolo personalizado para entrega dos documentos. A etiqueta deve ser colocada no envelope da entrega dos documentos.

 

  • 1 fotografia 3×4 recente;
  • 1 cópia da carteira de identidade;
  • 1 cópia do CPF;
  • 1 cópia do título de eleitor e comprovante de votação da última eleição;
  • 1 cópia da carteira de reservista (para os alunos de sexo masculino);
  • Cópia do histórico escolar;
  • Certificado de conclusão do ensino medio;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Comprovante de que o candidato não possui vínculo com outra instituição de ensino superior pública.

Os alunos que estão concorrendo para as vagas de cotas devem verificar se o documento de conclusão de ensino médio traz a informação de que o aluno estudou todo o ensino na rede pública. Essa informação é obrigatória.

Datas para realizar a matrícula UFAL 2020

A matrícula UFAL em 2020 depende do calendário do Sisu. Portanto, o candidato que deseja ingressar na faculdade deve ficar atento, primeiramente, ao Enem e, posteriormente, as datas para inscrição no Sisu.

No site, ainda não há data para início das matrículas, mas geralmente o processo está aberto logo no início do ano. Fique atento ao site http://sisu.mec.gov.br/ para garantir sua vaga na UFAL em 2020.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content