Matrícula UFAM 2020 (Universidade Federam do Amazonas) – Passo a Passo e Documentos

A Ufam (Universidade Federal do Amazonas) é uma das instituições mais requisitadas para quem quer qualidade de ensino. Quem consegue uma vaga, precisa estar por dentro de como é feito o processo de matrícula Ufam 2020 para não perder a oportunidade.

As matrículas podem ser feitas entre os meses de fevereiro e março. Entretanto, é importante se atentar aos prazos, datas e a lista de chamadas. Entenda melhor como funciona o período de matrículas na Ufam 2020:

Como funciona a matrícula Ufam 2020

A matrícula Ufam 2020 acontece em duas etapas: o Pré-Cadastro Estudantil feito online e a efetivação da matrícula, fase presencial.

É importante que seja feito dentro dentro do prazo, caso contrário o aluno perderá a vaga, que será destinada à outro candidato da lista de espera.

A primeira etapa, feita online, não garante a vaga. É feito um pré-cadastro, mas para confirmar o interesse, é preciso que o aluno vá até a instituição, também dentro do prazo, com todos os documentos em mãos.

Universidade Federal do Amazonas

Como fazer a matrícula

UFAMSe o seu nome está na lista de aprovados, chegou a hora de se matricular. Para realizar a primeira etapa da matrícula, acesse o site do Portal do Calouro dentro do prazo. A página entrará no ar próximo o período da Primeira Solicitação de Matrícula. Com a página aberta, siga as instruções para fazer o Pré-Cadastro Estudantil. Confirme todos os dados antes de finalizar.

Feito isso, o primeiro passo foi dado. Entretanto, sua matrícula ainda não está garantida! Esse passo é um dos pré-requisitos.

Para formalizar e garantir a vaga na Ufam, é preciso ir até a instituição com todos os documentos em mãos. A matrícula deve ser efetivada pelo próprio aluno ou pelo procurador. Nesse caso, o procurador deverá ter em mãos a procuração, sem ela não poderá finalizar a matrícula e o candidato perderá a vaga.

Lembre-se: é imprescindível cumprir prazos. No Edital de Matrícula tem as datas, horários e o local de comparecimento. Cada curso e campus pode ter datas diferentes, portanto é importante consultá-lo com antecedência para se programar.

Requisitos básicos e documentos necessários

Pré RequisitosPara fazer a matrícula Ufam 2020, seja no primeiro ou no segundo semestre, é preciso que o nome do aluno esteja na lista de classificados. Ele também precisará cumprir as duas etapas de matrícula: o Pré-Cadastro Estudantil, feito no site e a efetivação da matrícula feita na instituições.

Os documentos necessários são:

  • Histórico escolar;
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou diploma (com assinatura do candidato e dos responsáveis pela expedição);
  • Caso o candidato tenha terminado o Ensino Médio no Exterior: estudos deverão ser reconhecidos pelo Conselho de Educação Estadual;
  • Documento de identificação oficial (o mesmo usado para o Pré-Cadastro no site);
  • Carteira de estrangeiro atualizada (se for o caso);
  • Comprovante de situação cadastral no CPF (deve-se acessar o site da receita federal e imprimir);
  • 1 foto 3×4 recente, de frente e com fundo branco.

Leve uma cópia de cada, mais o original ou cópia autenticada.

Caso o candidato tenha conseguido a convocação por meio da modalidade de reserva de vagas, terá que apresentar mais alguns documentos.

Por exemplo, pessoas com deficiência devem apresentar também o Laudo Médico recente, contendo o nome do paciente (candidato), grau ou nível de deficiência, CID entre outras informações necessárias.

Para consultar a lista de documentos na modalidade de reserva de vagas, acesse o Edital de Matrícula.

Prazos para a matrícula Ufam 2020

Tanto no primeiro como no segundo semestre, acontece três Solicitações de Matrícula. Ou seja, são três chamadas. Quem estiver na primeira lista de convocados, deve realizar a primeira solicitação de matrícula, dentro do prazo estipulado. E assim sucessivamente.

Anote as datas para não perder:

Matrículas Ufam 2020: Primeiro semestre

  • 03/02/2020 a 09/02/2020 (primeira solicitação);
  • 17/02/2020 a 18/02/2020 (segunda solicitação);
  • 02/03/2020 a 03/03/2020 (terceira solicitação).

Matrículas Ufam 2020: Segundo semestre

  • 15/07/2020 a 18/07/2020 (primeira solicitação);
  • 24/07/2020 a 27/07/2020 (segunda solicitação);
  • 03/08/2020 a 04/08/2020 (terceira solicitação).

Contato matrículas Ufam

No caso de dúvidas na realização da matrícula, o candidato pode entrar em contato através dos seguintes canais:

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content