Matrícula UFC 2020 (Universidade Federal do Ceará) – Passo a Passo e Documentos

O ingresso na Universidade Federal do Ceará (UFC) para graduação é muito concorrido e pode ser feito através:

  • Sistema de Seleção Unificada (SiSU) – É realizada a seleção de vagas nos Cursos de Graduação Presencial, exceto Letras-Libras, utilizando a metodologia do Sistema de Seleção Unificada .
  • Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

Já o ingresso nos Cursos de Graduação Semi-presencial é feito através do aproveitamento de nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), onde as vagas e polos são disponibilizados em edital próprio do Instituto UFC Virtual.

A nota tirada no Enem é utilizada também para o ingresso no curso presencial de Letras-Libras, onde a  seleção também acontece por edital próprio, com o intuito de priorizar o acesso a pessoas com deficiência auditiva.

Como fazer matrícula na UFC 2020

As datas para realização da matrícula calouros 2020 ainda não saíram em edital. Mas acompanhe aqui como é realizada para que possa estar preparado no momento de realizar sua matrícula.

O processo de matrícula na Universidade Federal do Ceará (UFC) acontece em duas etapas, sendo as duas presenciais: Primeiro a Solicitação de Matrícula e depois a Confirmação Presencial de Matrícula. Veja os documentos necessários para realizar cada uma delas.

Passo 1 – Solicitação de matrícula

Pré RequisitosA Solicitação de Matrícula ocorre durante os períodos de matrícula da Chamada Regular do Sisu e também das convocações de Lista de Espera, momento em que o candidato entrega sua documentação e deixa esclarecido o desejo em se matricular na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Os documentos devem ser entregues dentro de um envelope medindo 260mm x 360mm (ou parecido) aberto e identificado com a etiqueta impressa a partir do Gerador de Etiquetas do sistema. Assim como a etiqueta, nesse link você  deverá gerar e imprimir (em duas vias) o Termo de Ciência do candidato. A documentação necessária para a Solicitação de Matrícula, exigida é a seguinte:

  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio do candidato (fotocópia simples acompanhada do original, para verificação da veracidade no local, ou fotocópia autenticada);
  • Documento de identificação oficial do candidato com foto (fotocópia simples acompanhada do original, para pode verificar a autenticidade no local, ou fotocópia autenticada) .
  • Comprovante de situação cadastral regular no CPF (Cadastro de Pessoa Física) do candidato, original impresso a partir do site da Receita Federal do Brasil;
  • Comprovante de quitação eleitoral, original impresso a partir do site do Tribunal Superior Eleitoral – TSE – apenas para candidatos com 18 anos completos ou mais em 06/10/2018, véspera do primeiro turno da última eleição;
  • Comprovante de quitação com o serviço militar (fotocópia simples acompanhada do original, para verificação da autenticidade no local, ou fotocópia autenticada) – apenas para homens com 18 anos completos ou mais em 31/12/2018;
  • Termo de Ciência do candidato, impresso em duas vias a partir do gerador de etiquetas (para suplentes será gerado em substituição ao Termo o Requerimento de Inscrição).

Além dos documentos citados acima, os candidatos que são de cotas necessitam entregar mais alguns documentos para comprovar de sua condição está apta para concorrer à reserva de vagas.

Se necessário a Solicitação de Matrícula pode ser feita por procuração pelo pai, mãe ou responsável legal, se o candidato for menor de idade e não possa comparecer no dia e hora marcada. Só é necessário acrescentar os seguintes documentos:

  • Original da procuração pública estabelecida em cartório, que ficará retida na Universidade;
  • Documento de identificação oficial do procurador com foto (fotocópia simples acompanhada do original, para verificação da veracidade no local, ou fotocópia autenticada).

Universidade Federal do Ceará

Passo 2 – Confirmação Presencial de Matrícula

UFCPara fazer a Confirmação Presencial de Matrícula, o candidato deve levar seu documento de identificação oficial com foto (ou fotocópia autenticada), no momento da assinatura da Ata de Confirmação Presencial de Matrícula.

Já se for Confirmação Presencial de Matrícula por procuração, o procurador legalmente constituído deverá apresentar fotocópias simples de documento de identificação oficial com foto dele e do estudante, junto com a original, para verificar a autenticidade no local (ou fotocópias autenticadas). A procuração deverá ser original, pública, estabelecida em cartório e ficará retida na Universidade.

Se o candidato for menor de idade e não puder comparecer à data marcada para a Confirmação Presencial de Matrícula, pai, mãe ou responsável legal pelo estudante pode solicitá-la sem procuração.

Lembre-se que nenhum documento original deve ser deixado na Universidade, a não ser no caso de procuração.

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content