Matrícula UFPR 2020 (Universidade Federal do Paraná) – Passo a Passo e Documentos

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é uma das mais antigas instituições de ensino do Brasil, com fundação datada de 19 de dezembro de 1912. Com ótimo ensino superior público, administrado pelo governo federal,  UFPR foi credenciada em 1946 pelo Ministério da Educação (MEC).

Atualmente, a universidade oferece cursos de graduação, pós-graduação e de aperfeiçoamento profissional, tanto na modalidade presencial quanto a distância.

Se você quer fazer parte dessa instituição e juntar-se aos cerca de 28 mil estudantes matriculados, entenda como é feita a Matrícula UFPR 2021!

Como funciona Matrícula UFPR 2021?

2021 pode ainda estar um pouquinho longe, mas os candidatos às vagas em instituições de ensino superior já estão de olho em possíveis datas, vagas e procedimentos!

No caso, a Matrícula UFPR 2021 se inicia ainda no ano anterior, quando o estudante deve se inscrever ao vestibular da universidade, prestar seus conhecimentos e obter aprovação para ser um dos futuros novos alunos.

Então, o primeiro passo a ser dado é acessar o site oficial da UFPR e pesquisar sobre o vestibular 2021, tirando um tempo de seu dia para ler os editais e todas as informações existentes.

Prédio UFPR

Inscrição Vestibular UFPR

Prestar o vestibular em uma universidade pública é o sonho de muitos brasileiros, principalmente para aqueles que buscam realizar seus sonhos profissionais.

Como toda universidade, é exigida a realização de uma prova de vestibular que irá selecionar os estudantes que preencherão as vagas disponíveis nos cursos oferecidos.

Na UFPR em 2021, assim como sempre tem sido, o vestibular acontece em duas fases: prova objetiva (1ª fase) e prova de compreensão e produção de textos, redação, provas específicas ou que envolvam habilidades específicas (2ª fase) – tudo vai depender das especificidades do curso que o candidato escolher.

Para se inscrever e dar início a sua Matrícula UFPR 2021, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Núcleo de Concursos UFPR,
  2. No menu, em “Processos Seletivos”, você encontrará um link para o processo seletivo do vestibular 2021. Clique nele,
  3. Na página, você se depara com os editais, termos, comunicados, entre outros sobre o vestibular.

Note que no lado direito da tela, você encontrará os processos, incluindo o formulário de inscrição para o vestibular UFPR 2021.

Clique nele, faça o login no portal do candidato ou cadastre-se para prosseguir.

A inscrição UFPR 2021 conta com uma taxa, que pode custar em torno de R$ 155,00, mas o valor só será confirmado no edital.

Calendário

UFPR 2020Ainda não estão especificadas as datas para a Matrícula UFPR 2021, mas você pode ter uma ideia de como ocorreu no último ano para se programar e se preparar!

Por exemplo, você pode ter uma ideia sobre a data de abertura das inscrições, que seria mais ou menos no mês de agosto e terminam em setembro, com um tempo de mais de 20 dias para realizar a inscrição.

A primeira fase do vestibular UFPR 2021 provavelmente ocorrerá no final de outubro. A divulgação de resultados acontece duas semanas depois para que os candidatos já saibam se foram aprovados ou não.

A segunda fase será feita no mês de novembro, em dois dias diferentes, geralmente no final do mês, onde um dia fica voltado para as provas de compreensão e produção de textos e redação, enquanto o outro prevê a aplicação das provas específicas ou que pedem habilidades.

Documentos

Documentos para matrículaOs candidatos aprovados e que estão aptos a realizar a Matrícula UFPR 2021 devem prestar atenção aos documentos necessários para tal registro acadêmico.

O período da Matrícula UFPR 2021 acontece em janeiro, sendo necessário que cada aprovado deve comparecer ao horário e local definidos no edital que será divulgado alguns dias antes e apresentar a documentação.

Lembrando que a matrícula só pode ser realizada no campus que estará expresso no edital.

Alguns dos documentos que serão solicitados são:

 

  • Documento de identificação,
  • Certidão de nascimento ou certidão de casamento,
  • Histórico escolar do ensino médio (completo) ou equivalente, certificado de conclusão de ensino médio ou equivalente ou, de forma excepcional, uma Declaração de Conclusão de Ensino Médio,
  • Comprovante impresso da situação cadastral no CPF – isso é feito no site da Receita Federal.

Os documentos devem ser apresentados em suas versões originais e uma cópia simples.

Caso você não possua a versão original, faça uma cópia autenticada, ok?

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content