Matrícula UFRGS 2020 (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) – Passo a Passo e Documentos

Os alunos que conseguiram uma vaga na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, precisam cumprir as etapas da matrícula UFRGS 2020 dentro do prazo estipulado para garantir a vaga. Caso contrário, o mesmo perderá a chance de realizar o curso e, a vaga se tornará remanescente, sendo destinada para outro candidato da lista de espera.

A etapa de matrícula é simples e objetiva. São duas etapas que devem ser realizadas pelo candidato. Para saber como concluir, continue a leitura desse texto:

Matrícula UFRS 2020: como funciona?

Cada universidade tem o seu próprio processo de realização das matrículas. Na UFRGS é feito em duas etapas:

  1. Envio da documentação completa no Portal do Candidato;
  2. Matrícula presencial no dia estabelecido.

É imprescindível cumprir ambas etapas corretamente e dentro do prazo. Esses requisitos são básicos para garantir a vaga na instituição. Caso o candidato não envie toda a documentação correta, não poderá realizar a etapa presencial. E, se alguém perder a etapa presencial, perderá também a vaga.

Na primeira etapa, de envio dos documentos, é importante que os mesmos sejam enviados com qualidade. Ou seja, sem rasuras, cortes ou outros problemas na imagem que atrapalhem a visualização das informações. Se enviar uma imagem distorcida, por exemplo, não se classifica para a etapa de matrícula presencial.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Como fazer a matrícula UFRS 2020

UFRGSPara dar início a matrícula UFRGS 2020 o candidato deverá enviar toda a documentação pelo  site do Portal do Candidato. O material pode ser digitalizado ou fotografado com seu celular, desde que a câmera tenha boa resolução.

Os documentos enviados devem estar em boa qualidade, possibilitando a leitura dos mesmos. Caso contrário, você não irá para a próxima fase, que é a matrícula presencial.

Podem ser enviados arquivos em formatos .jpg, .jpeg ou em .pdf, desde que tenham até o tamanho máximo de 5MB. As declarações exigidas (de acordo com cada caso) devem ser enviadas com as devidas assinaturas.

Essa etapa deve ser concluída dentro do prazo. É possível enviar os documentos até às 23h59m59s do último dia. Depois, não haverá mais maneiras para enviar a documentação. Todos os documentos devem ser enviados de uma vez. Pois, não é possível alterar ou enviar outro documento futuramente. No caso de estudantes que estejam terminando o ensino médio, esses poderão levar o Certificado de Conclusão depois.

Não é possível enviar a documentação usando celular ou tablet, apenas computadores ou notebooks com navegador Firefox ou Chrome. Ao enviar os documentos, aguarde a finalização do processo. Isso é feito após a emissão do comprovante que aparecerá em sua tela.

Os documentos são enviados exclusivamente pelo Portal do Candidato, não podendo ser entregues pessoalmente ou fora do prazo. Após enviá-los, aguarde a divulgação do listão dos aprovados e a data da matrícula presencial.

Se for aprovado, deve levar todos os documentos para a instituição na data programada para finalizar a matrícula. Leve os documentos originais.

Documentos necessários

Pré RequisitosOs documentos para realizar a matrícula são:

 

  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração Provisória sobre a Conclusão do Ensino Médio (para candidatos que estão terminando);
  • Histórico Escolar completo do Ensino Médio;
  • Documento de identidade atualizado (RG com foto atual e em bom estado, CNH entre outros);
  • Estrangeiros devem apresentar RNE e passaporte;
  • Declaração assinada de ocupação ou não ocupação de outra vaga em curso de graduação de Instituição Pública de Ensino Superior (preenchido no próprio Portal do Candidato;
  • Documentos específicos comprovando outras situações, se for o caso (pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência ou renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.

Os documentos podem ser digitalizados ou fotografados. Seja qual for a opção selecionada, devem resultar em imagens nítidas, sem rasuras, amassados ou qualquer problema que impeça a leitura dos mesmos. Por tanto, tenha muita atenção ao enviá-los.

Prazos

Atente-se aos prazos da matrícula UFRGS 2020 para não perder sua vaga.

Na primeira etapa da matrícula, o envio da documentação deve ser feita entre os dias 17 e 23 de dezembro de 2019.

A segunda etapa é destinada para a matrícula presencial. Só irão para essa fase os candidatos que entrarem no listão. Ou seja, que tiverem passado pelas etapas anteriores, incluindo o envio de documentos. A data desta matrícula presencial será divulgada no dia 31 de dezembro de 2019 no site da UFRGS.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content