Matrícula UFSC 2020 (Universidade Federal de Santa Catarina) – Passo a Passo e Documentos

Fazer um curso superior em uma universidade federal é o sonho de muita gente. E, se você conseguiu uma tão sonhada vaga na Universidade Federal de Santa Catarina, precisa conhecer o próximo passo para não perdê-la. A matrícula UFSC 2020 é feita em duas etapas, uma online e outra no campus onde você irá estudar. É importante que seja feita no prazo estipulado, caso contrário perderá a vaga.

Saiba como realizar a matrícula na UFSC 2020 para garantir sua vaga:

Matrícula UFSC 2020: como funciona?

A matrícula da UFSC é realizada por etapas. Primeiramente, deve ser feita pelos alunos que estiverem na primeira chamada do vestibular. Após o período estabelecido, a instituição irá lançar a segunda chamada para as vaga remanescentes e, esses alunos deverão realizar a matrícula também dentro do prazo estipulado.

O procedimento para se matricular é feito em duas etapas: online e presencial. Os prazos e datas de cada uma delas ainda serão divulgados no site da própria Universidade Federal de Santa Catarina. Por isso motivo, fique ligado e acesse o site com frequência para garantir que não perderá os prazos.

Como fazer a matrícula UFSC 2020

Seja qual for a sua chamada no vestibular da UFSC 2020, a primeira etapa da matrícula é feita online no site: https://simig.sistemas.ufsc.br. Os dados fornecidos devem ser os reais. Portanto, preencha com cuidado e atenção. Não se esqueça de conferir antes de prosseguir.

A princípio, terá que informar como foi o seu ingresso na instituição, respondendo se foi pelo Vestibular UFSC/Suplementares, Sisu ou Remanescente/Reopção. Em seguida, digite o seu CPF e sua senha.

Será preciso imprimir alguns documentos e declaração disponíveis nessa etapa. Veja os que se encaixam em seu caso e imprima. Após concluir essa fase, gere o comprovante de matrícula online. Você precisará dele e do número de protocolo para finalizar sua matrícula presencial.

Na etapa presencial você deverá levar todos os documentos solicitados mais as declarações impressas na etapa online.

Seja na fase online ou presencial, é imprescindível cumprir os prazos estabelecidos. Caso contrário, perderá sua vaga.

Universidade Federal de Santa Catarina

Documentos necessários

Na etapa presencial o candidato deverá apresentar os documentos originais e uma cópia simples de cada um. Os documentos são:

Documentos para matrícula

 

  • Documentos de identificação (RG e CPF);
  • Candidatos estrangeiros devem apresentar o visto (permanente ou temporário);
  • Comprovante de quitação eleitoral (maiores de 18 anos);
  • Certificado de alistamento militar (para homens);
  • Atestado de vacinação contra rubéola (para mulheres até 40 anos. Seguindo a Lei nº 10.196/1996/SC);
  • Declarações impressas na etapa online;
  • Certificado e histórico escolar do ensino médio ou equivalente. Ou diploma de ensino superior.

Alguns cursos específicos solicitam documentos específicos. Por isso é importante consultar o edital do seu curso. Existem outras situações que é exigido outros documentos, como pretos, pardos e indígenas, pessoas com algum tipo de deficiência, baixa renda entre outros. Todas essas informações estão disponibilizadas no edital do seu curso.

Prazos

Os prazos para a realização da matrícula UFSC 2020 ainda não foram divulgados. Fique atento ao site da UFSC que em breve oferecerá essa informação

Geralmente, o período para matrícula dos convocados na primeira chamada é de apenas 4 dias, sendo próximo ao dia 20 de janeiro. Na segunda chamada, os candidatos tem apenas 2 dias para concluir ambas etapas da matrícula (online e presencial).

Contato para matrícula UFSC 2020

UFSC 2020Apesar da etapa online ser bem simples, há quem tenha dúvidas de como se portar. Nestes casos, existem alguns telefones para solucionar alguns casos ou até mesmo explicar como funciona.

Para problemas ou dúvidas em realizar a matrícula online, entre em contato com o DAE (Departamento de Administração Escolar). Os telefones são:

 

  • (48) 3721-6437;
  • (48) 3721-7400;
  • (48) 3721-7406;
  • (48) 3721-7408;
  • (48) 3721-7411.

O horário de funcionamento do DAE é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Contudo, se sua dúvida é sobre os documentos de validação (deficiência, PPN, Renda ou outros), entre em contato com a SAAD (Secretária de Ações Afirmativas e Diversidades). Os telefones são:

  • (48) 3721-6095;
  • (48) 3721-6226.

O horário de atendimento da SAAD é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content